Percepção e discriminação visual são fatores que influenciam fundamentalmente na aprendizagem da leitura e escrita.
Para boa percepção, necessário se torna que os alunos tenham ajustamento visual perfeito, isto é, que sejam capazes de fundir numa só, as imagens percebidas pelos dois olhos.
Além disso, a criança precisa ser exercitada na discriminação visual dos objetos, figuras, e símbolos gráficos, quanto a posição, tamanho, pormenores, semelhanças e diferenças.
Na primeira etapa são realizados exercícios de discriminação com objetos; na segunda, com desenhos e figuras geométricas no quadro e no caderno do aluno e, por fim, dominadas as etapas anteriores, discriminação em palavras e sílabas em palavras.
Sugestões de atividades
1- Discriminação de objetos( Colocar sobre a mesa objetos ou carrinhos de várias cores e tamanhos. Bonecas de vários tamanhos, bichinhos de vários tipos, etc)
- Pedir que a criança:
* retire o carrinho azul
*separe o carrinho maior
* mostre a boneca maior
*separe os carrinhos iguais
Nenhum comentário:
Postar um comentário