quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Discriminação visual

            Percepção e discriminação visual são fatores que influenciam fundamentalmente na aprendizagem da leitura e escrita.
            Para boa percepção, necessário se torna que os alunos tenham ajustamento visual perfeito, isto é, que sejam capazes de fundir numa só, as imagens percebidas pelos dois olhos.
            Além disso, a criança precisa ser exercitada na discriminação visual dos objetos, figuras, e símbolos gráficos, quanto a posição, tamanho, pormenores, semelhanças e diferenças.
            Na primeira etapa são realizados exercícios de discriminação com objetos; na segunda, com desenhos e figuras geométricas no quadro e no caderno do aluno e, por fim, dominadas as etapas anteriores, discriminação em palavras e sílabas em palavras.


                        Sugestões de atividades

1- Discriminação de objetos( Colocar sobre a mesa objetos ou carrinhos de várias cores e tamanhos. Bonecas de vários tamanhos, bichinhos de vários tipos, etc)
       - Pedir que a criança:
        * retire o carrinho azul
        *separe o carrinho maior
        * mostre a boneca maior
         *separe os carrinhos iguais

Nenhum comentário:

Postar um comentário